Já ouviu falar de Impetigo?!@

POis é, nem eu jamais tinha ouvido falar...mas como diz o sábio, para tudo tem uma primeira vez. Uma reles picada de um miserável mosquito, e eis que me deparo com essa maravilha de expressão que até para sair, a língua enrola.

Começa com uma coceira na pele. Pode ser a picadinha ou mesmo um machucado qualquer. A criança coça, coça, até machucar. Ai coça mais. Com a mãozinha gorda e fofa que passa por tudo quanto é canto da casa mais limpa que você pode imaginar, sempre haverá um "estafilococus" como sempre dizia meu falecido Tio, para pegar você ali, ó, desprevenido. E instaurou-se o bendito Impetigo.

A bactéria instala-se na erupção da pele onde coçou, proveniente das próprias unhinhas do bebê, que a coçou. Com isso, proliferam-se pequenas erupções, que podem ser com ou sem bolhas. No nosso caso, menos mal, foram sem. Dá-lhe pediatra. Uma pomada -verutex - e nada. Outra pmoda - Trok N - e o negócio até começou a secar, mas sabe quando empaca?!

POis é, a coisa é refratária....mas como diriam as velhas mezinheiras, sempre tem um chazinho, uma simpatia para curar. E não seria o impetigo imune à essas antiguidades tão raras quando eficazes. Lembrou bem minha Ztia Gema que minha prima, ainda bebê, teve o dito cujo...olha só, lá se vão........bem, não vou revelar, mas enfim, vão bem muitos anos para trás, e já estava lá o tal do vermelhão que dá uma coceira desgraçada e quanto mais a criança coça, mais ele prolifera, porque com a mãozinha a criança leva para outras partes do corpo. E bem lembrou minha tia: "Banho de telha virgem. Encha a banheira dela com água quente, coloque uma telha lá, nova, que o que sair dela e ficar na água, é o que vai resolveu a questão com a Adriana" (putz, falei!);

Bem, eu que sou crente, não me fiz rogada. Um belo sábado, fui contente e pimpona, já sabedora que resolveria a questão. Já pedi logo 3 telhas francesas, bem saradas, grandes e vermelhas. Vamos lá fazer o que tem ser feito. Um banho bem quente, com aquela sujeirinha da telha na agua (duro foi tanta água, agora que ela tá grande, para pouca sujeirinha de telha), e não deu outra. No terceiro banho, o empetigo tava seco, junto com a pomada (que continuei passando), mas que sozinha não deslanchava, e adeus incômodo.

Salve a memória das tias, das vós, das mães. O que seria de nós sem elas?

Comentários

Postagens mais visitadas