Mais uma Razão....


De fato, maio é um mês bastante peculiar....e não é porque é o mês das noivas, eis que nunca me casei oficialmente. Tampouco porque é o dia das mães, já que muito embora seja uma data bastante efetiva pra mim, não o é a única em que me fio para comemorar a importância dessa personagem tão querida.

O fato é que como dito há pouco, em outro artigo que escrevi no início deste mês, há muitas razões pelas quais me orgulho, na vida, e esta aqui é mais uma delas.


Me lembro em detalhes nítidos o dia do seu nascimento. Era uma sexta-feira, de céu agradável, uma noite bacana e eu ainda não tinha a menor noção do que estava porvir. Afinal, com 21 anos apenas, sem nunca ter acompanhado de perto o nascimento de um bebê, você lá vai saber o que é esse acontecimento tão imenso? Aliás, fui aguardar numa churrascaria, bem longe da maternidade, comemorando com amigos, a chegada do meu PRIMEIRO SOBRINHO.



E finalmente ele chegou. Em condições delicadas, teve que ficar na UTI, conheci sua carinha pelo jornal de domingo, parte de uma homenagem da Folha de São Paulo ao Dia das Mães. Foi amor à primeira vista. Aquele velho ditado de que todo recém nascido tem cara de joelho, já foi pra vala ali. Aqueles traços, naquela carinha branca, chorando com vigor, já diziam que ele era o que viria a ser.

Meu sobrinho, uma criança sempre diferenciada. Pegava os brinquedos em miniatura de uma prateleira e quando se decidia por outro, repunha aquele no exato lugar. Um cara que desde sempre foi de uma beleza infinita e uma inteligência única, trouxe para mim o primeiro contato próximo do que era aquele amor incondicional que a maternidade depois veio me confirmar, muitos anos mais tarde.


Com ele também vivi muitas aventuras. E aprendi muitas coisas. Observei muito de perto seu crescimento e pude perceber o quão maduro ele se tornou para os fatos da vida. Em que pese sua sensibilidade e emoção, que ele nega a ferro e fogo, se dizendo até calculista, enfrenta com muita coragem muitos desafios que a vida impôs ao longo de sua trajetória, sereno.



Canta e encanta. Lembro quando cantou para nós, "o sole mio" e "mamma", traduzindo com sua bela voz e afinação, o nosso gosto musical tão próprio e tão impróprio para sua idade e, mais tarde, para me emocionar incrivelmente, "Perhaps Love", que eu amo de paixão. Graças a ele, conheci épicos da música erudita e me obriguei a frequentar a Sala São Paulo, para vê-lo cantar em espetáculos do Coro Infantil e Juvenil. Acordava até cedo para vê-lo em parques e espetáculos São Paulo afora...

Fala e se expressa com clareza (sinto que estou me repetindo aqui, acho que o DNA é de família), expõe suas ideias com muita propriedade e conseguimos conversar sobre tudo, inclusive sobre educação, pois ele me passa suas experiências de filho para que eu aplique como mãe, à minha filha, tão pequena. Aliás, essa aptidão ele também usa para conduzir a criançada nos jogos e brincadeiras que acontecem quando ele está presente e os inevitáveis conflitos surgem entre os pequenos, mas ele toma por objetivo resolver. E resolve. Costumo dizer que ele é "Vitor, o encantador de bebês", pois conversa com eles na linguagem típica de cada um, fazendo com que compreendam o que nós, adultos, não conseguimos transmitir.


E assim ele me enche de orgulho. Está estudando, já na faculdade, em duas, pois pretende alcançar um objetivo que traçou para si. Um jovem homem de princípios, com educação e bondade, e lógico, inúmeros defeitos, que somente a experiência o levará a sanar. Mas é isso mesmo que o torna muito único, muito especial, muito meu sobrinho.


E nem é por menos que, hoje, tenho essa especial felicidade de poder continuar junto com ele, muito próxima, muito afim, sempre, já passados 20 anos do seu nascimento. Não só porque ele é quem é, mas, sim, porque o sinto sempre dentro do meu coração, muito mais que tia, esse cara me honra com sua amizade, com seu carinho, com seu amor, com sua parceria.

Feliz aniversário, Vitor! Desejo que a sua trajetória seja coroada com o sucesso para o qual as suas atitudes o estão conduzindo. Sempre!

Amo você.


Comentários

Postagens mais visitadas